O jogo das ideias
É o jogo da vida.
O jogo que jogamos com a nossa própria vida.
Ao entrarmos em debates
E embates sobre qualquer ideia,
Mito, crença, arte, pensamento ou ciência,
Norma, princípio, política ou escolha sobre o mundo.
Quem joga bem, ganha
E permanece vencendo.
Até encontrar rival a altura.
Quando encontra,
Move a sua vida para batê-lo, superá-lo.
E esse rival pode ser e geralmente é
Você mesmo.
Esse jogo define
A evolução das sociedades humanas,
Desde a escala microssocial à internacional.
É o jogo da vida.
O embate e o sistema conflitivo
Que constituímos
Para a disputa eterna sobre:
- um (uno, união, junção, integração);
- dois (individuação, alteridade, masculino e feminino, positivo ou negativo, construir e destruir, desigualdade, nós e o mundo);
- três (id, ego e superego; pai, mãe e filho; nascer, viver, morrer; passado, presente e futuro);
- quatro (elementos da matéria, campos do saber, fases da lua, pontos cardeais);
- cinco (elementos da matéria em movimento e com um direcionamento, controle da humanidade, antropocetrismo, sentidos, magia, poder, balança, ordem, justiça, autoridade, eleição, representação);
- seis (trindades superior e inferior em equilíbrio, tríade de clausewitz em oposição, equilíbrio de alianças, pêndulo);
- sete (sete cores, sete notas, sete maravilhas, sete orixás superiores, sete arquétipos superiores, deuses maiores);
- oito (movimento, infinito, inconcebível, inconsciente, subconsciente, ação e reação internimável, ciclos, ritmos, recomeço, violência, ruptura);
- nove (natureza em equlíbrio – 4 elementos em cinco reinos, não apenas o humano superior 5);
- dez (apoteose, perfeição, paz, herói, vitória, aplauso, bravo, reencontro, religar, inovação);
- onze (repetição, cópia, aprendizagem, alinhamento, legado, cooperação, coleguismo, camaradagem, identidades);
- doze (jornanda da iniciação, arquétipos de papéis sociais, discípulos, 12 signos, 12 meses, 12 notas, 4 elementos x 3 personas, 7 deuses + 1 exu + 4 elementais).
- O resto é derivado do movimento interminável (8) dos sete (7) primeiros, com suas possíveis combinações (9, 10, 11, 12) no espaço-tempo que vai sendo construío por esse movimento (8). Por isso, muito vêem a morte da eternidade, o fim da criatividade, no 13. O sarcasmo, a hipocrisia, o despertar, a queda.
A defesa ou acusação de pontos de vista
Sobre qualquer uma dessas questões
É o que gira a essência e/ou existência da humanidade.
Toda a disputa sobre a nossa predileção por tais coisas
Move os rumos das nossas vidas.
E o que fazemos para defender e colocar em prática
Qualquer uma dessas causas.
O Saber Hermético procura revelar e interpretar
A composição de cada um desses jogos.
Afastar-se da luz para, então, reconhecer a vela.
E o universo que a cerca.
É ou não é a maior game analysis que já existiu?
E só existe porque a lógica
É o primeiro vício que nos traz conforto.
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