🪶No Brasil, cada vez mais nos dividiremos entre defensores dos EUA e defensores da China. Onde estão os defensores do Brasil? E qual Brasil?🪶
O Estado ainda é a única entidade política que seria (e podemos lutar para que seja) realmente responsável por nos defender em qualquer ocasião. A cidadania só existe por causa das lutas que fazemos para melhorá-lo, o Estado. Nenhuma sociedade organizada ou civilização viveu sem um Estado que gerisse e executasse os interesses públicos dominantes, a depender dos tipos de governo e modos de produção.
Muitos dos Estados que lembramos e ignoramos da história, produziram soluções mais dignas do que as que este Estado neocolonial e neoliberal tem gerado. Por que os interesses públicos do povo não podem ser os dominantes que definem os rumos do Estado? É isso o que uma democracia popular e descolonial deveria buscar. Mas também um sistema econômico que permita a renda e a dignidade do povo. Para que a vergonha desta miséria deixe de impedir o brotar do mínimo de orgulho de ser brasileiro.
Deixe um comentário